BRUXISMO

BRUXISMO E DISTÚRBIOS TEMPORO-MANDIBULARES(DTMs)

 

 

O bruxismo tem sido definido como o apertamento( bruxismo diurno, bruxismo cêntrico) ou rangido-deslizamento dos dentes ( bruxismo noturno, bruxismo excêntrico) sem objetivos funcionais aparentes.

Estudos sugerem que o bruxismo é uma manifestação de ansiedade, sendo este comportamento resultado da hiperatividade muscular. A causa é multifatorial, que pode ser por fatores neuromusculares, psicogênicos,neurofisiológicos e alterações oclusais.

Forças consideráveis são aplicadas sobre o sistema craniomandibular durante os períodos de bruxismo, podendo causarfadiga muscular, dor ao mastigar, dor com frio, travamento, limitação de abertura da boca, dor na região da ATM (Articulação Temporo-mandibular), capsulite ( inflamação da cápsula articular), dor nas inserções do disco articular e desgastes dentários. Estes desgastes podem ocorrer tanto em dentes naturais como em dentes artificiais de próteses fixas ou removíveis.

Em casos mais avançados, ocorre desgaste das bordas incisais dos dentes anteriores e nas superfícies oclusais dos dentes posteriores, que acarreta uma alteração na altura facial. 

Os Distúrbios Temporo-mandibulares (DTMs) abrangem vários problemas clínicos que envolvem a musculatura da mastigação e as ATMs com suas estruturas associadas. Estes são a principal causa não dental de dor na região orofacial.

Com alta incidência na população, estas patologias merecem atenção especial por parte do Cirurgião – Dentista.

A terapia para casos de bruxismo e DTMs pode ser realizada com o uso de placas oclusais; a placa oclusal é um dispositivo interoclusal removível, que abrange todos os dentes de um dos arcos, geralmente o superior; ou também com aparelhos ortopédicos funcionais; são dispisitivosremovíveis assim como as placas oclusais.

 

                                                                       Dr. PAULO COUTINHO CRO 7241